quinta-feira, 30 de junho de 2011

Depois de muito tempo sem postar nada, trago um post sobre três fatos que me chamaram atenção durante a semana
O primeiro foi saber que minha colega de trabalho foi assaltada bem próximo a sua casa. Soubemos porque acharam sua carteira, e, então ligaram para o numero do nosso setor para avisar que haviam encontrado os documentos dela. Depois ela nos contou e ficamos assustadas.O importante foi saber que ela estava vem fisicamente.
O segundo fato eu soube após conversa com um contato de MSN, que me contou sobre o assalto que sofreu semana passada. Primeiro perguntei se ele estava bem, o que ele me acalmou dizendo que sim. O incidente se deu dentro de um ônibus. Meu amigo do MSN estava de volta para casa e seu ônibus foi assaltado, para que não tivessem vítimas foi obrigada entregar seu "smartphone".
Já o terceiro fato e o que foi a "Gota d´água" para escrever esse post,  eu presenciei hoje quando me dirigia ao trabalho Percebi um tumulto e dois homens segurando outro e gritando com ele, ao lado uma "saca" com uma mercadoria dentro, que mepareceu uma churrasqueira portátil. Enquanto eu olhava para a rendição do indivíduo, surpreeendeume o fato de uma mulher correr em direação ao incidente e começar a chutar o "rendido". Após ela,  um motoqueiro parou sua moto  e também se juntou ao aglomerado e  usando seu capacete surrou o "agente do furto",  que nesse momento só gritava e gemia. Eu, simplismente congelei, com tal atitude: cinco pessoas segurando uma, e, esta completamente jogada ao chão. Eu sei que deveria ter feito algo, mas as cenas inesperadas me impediram. Quando pareceu que tudo iria se acalmar, mais dois motoqueiros descem de suas motos e sem razão nenhuma pisam com toda força no rapaz que já sem forças ainda consegue pedir para pararem. Nesse momento, eu e outro senhor, como que tomados por sentimentos de angústia, medo da tal  cena -  Sete pessoas, sendo que somente duas foram as vítimas do roubo, a segurar e bater em apenas um homem - pedimos que parassem com as agressões, pois já estava virando um ato de covardia. Cheguei no trabalho abalada com esse fato. Não quero aqui dizer que a punição pelo furto não deveria acontecer, mas de forma legal (lei) e moral.
Durante toda manhã, antes de escrever este post fiquei pensando: Meu Deus! O que parecia tão distante agora acontece próximo a nós, acontecimentos violentos, falta de respeito com o semelhante.

A que ponto a sociedade chegou que para combater a violência usa a violência. A solução agora é isto?
O que está acontecendo conosco? Que instintos de auto defesa violentos
etamos desenvolvendo nos últimos tempos?

Uma coisa é certa: É tempo e dizer basta!
Basta, a todas as formas de violência!
Esse é o conceito que sigo e que vou continuar
ensinando aos meus filhos.
Será que sou "careta" por pensar assim?
Se for, não me importo!