Hoje resolvi escrever sobre algo tão importante quanto a família, a amizade. Como não sou muito boa em textos como os talentosos Andrei e Aline, vou expressar tudo o que gostaria de disser sobre a amizade, reunindo vários pensamentos de autores famosos. Espero que nessa interextualidade você entenda também como eu entendi o real valor de uma amiga (o).
A família é fundamental - mãe, pai, filho, filha, irmão, irmã, tio, tia, avô, avó - para nossa vida, mas reconheço e valor de uma amizade. Ter uma amiga(o) é ter um tesouro. Quando falo de amiga(o), não me refiro as pessoas que simplesmente convivem conosco, no trabalho, na faculdade, no dia a dia, falo de algo maior. No filme "Fried Green Tomatoes" - Tomates verdes e fritos, a personagem Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) diz em uma de suas falas: "você só me faz lembrar do que é realmente importante na vida: amigos, melhores amigos." Essa é uma das razões que me fizeram assistir ao filme várias vezes. C. S. Lewis romancista britânico explicou como nasce a amizade, eis sua explicação: "a amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para a outra: o quê? Você também? Eu achava que era a única!" não acho que tenha um conceito melhor para o nascimento da amizade, tem?
Enquanto escrevo, lembro-me das palavras que li do ensaísta, filósofo e poeta Ralph Waldo Emerson que disse que uma das bençãos de se ter velhas(os) amigas(os) que com elas (es) podemos "nos dar o luxo de sermos idiotas (pagar mico)." Estar com uma amiga(o) é estar diante de alguém nos entende e nos aceita, da maneira como somos. Somente quem "provou"ou "sentiu" o valor de uma verdadeira amizade pode falar sobre o asunto, o grande romancista britânico, poeta, ensaísta e escritor viajante Robert Louis Stevenson, escreveu uma vez que somos todos viajantes no deserto do mundo, e a melhor coisa que encontramos em nossa viagens é uma amiga (o) honesta(o), leal. Eu, em minha viagem por esse deserto (viajo a mais ou menos 32 anos (minha idades- não conto para ninguém, somente para as (os) amigas (os))) encontrei várias pessoas que foram gentis, importantes, alumas dessas pessoas passaram pela minha infância, mas se foram, outras pelo meu trabalho, da minha vida escolar, mas também se foram. Mas, encontrei pessoas especiais e inesquecíveis que fizeram parte de minha infância e que ainda estão guardadas dentro da minha mémoria, do meu trabalho, da minha vida escolar e que estarão sempre comigo. Em um ponto dessa minha caminhada pelo deserto, parei e encontrei um oásis, um lugar para descansar, planejar o resto da viagem, e nesse lugar encontrei, novamente esse tipo de pessoas. O que quero dizer é que agora nesse exato momento de minha vida estou terminando minha faculdade (oásis), sei que terei caminhos a percorrer (planos), mas vou levar comigo o valor e o privilégio de ter encontrado amigas (os) que não me esquecerei...existe um provébio de autoria desconhecida que diz que "uma melhor amiga é uma irmã que o destino esqueceu de dar a você". É engraçado, porque esse mesmo destino também pode te dar muito mais do que uma amiga (o), ele te dá uma irmã de alma (soulsister). Sei que tenho que prosseguir na viagem e deixar esse oásis que me encontro agora, mas mesmo que eu deixe levarei em minha mente essas pessoas, e sempre estará em meu coração a minha irmã de alma. Minha esperança é que todos os viajantes desse grande deserto encontre esse tesouro.
Termino aqui com dois proverbios de autores desconhecidos que dizem:
"Aonde quer que você esteja são suas amigas(os) que fazem o seu mundo."
"O milagre da amizade é poder falar sem palavras...ouvir as necessidades não ditas, reconhecer sonhos secretos, compreeender as coisas silenciosas que somente os verdadeiros amigos sabem."
Uma homenagem a minha irmã de alma...my soulsister Ali!
|
For Aristotles a friend is: "A single soul dwelling in two bodies."
Para Aristoteles uma amiga(o): é uma única alma vivendo em dois corpo. |
Bom final de domingo e um início de semana muito melhor!
Beijos
.