quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Abrigo

   Cuidado com o que você pede, pois o universo pode conspirar a seu favor – e isso nunca foi tão verdade. Sempre quis sair do bairro onde morei praticamente a vida toda e onde tantas decepções me tinham ocorrido. Não suportava aqueles vizinhos, a rua de chão, aquele ar. A minha casa era monótona. O mundo me esperava. Pedi, implorei, supliquei uma mudança com todas as minhas forças - e alguém escutou.

   Hoje minha antiga casa não é mais minha, a rua desconfigurou-se esperando uma nova avenida e meus vizinhos do outro lado se foram. Novos prédios começaram a serem construídos, as pessoas não se veem mais. A casa do meu melhor amigo foi derrubada, seu mercado deu lugar a alguma outra coisa que não me atrevo a saber. Tantas boas lembranças sendo perdidas... Queria poder voltar atrás, minha vida não era ruim., mas minha ganância por coisas novas me cegaram.

   Eu não desejei a vida de hoje, mas sei que ela é consequência das coisas que desejei. Um novo caminho se abre, eu sei, mas inevitavelmente fiquei sem abrigo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Sempre as horas" (Virginia Woolf)


"Encarar a vida pela frente... Sempre...
  Encarar a vida pela frente, e vê-la como ela é...
  Por fim, entendê-la e amá-la pelo que ela é...
  E depois deixá-la seguir...

  Sempre os anos entre nós, sempre os anos...
  sempre o amor... sempre a razão...sempre o tempo.... 
  Sempre... As horas."


Deixo hoje as palavras da maravilhosa escritora Virginia Woolf . Espero que essa mensagem mude algo em você, como mudou em mim! Sabemos que o tempo não para! Nas ele não pode ser o regente das nossas vidas.
Bjuss!

domingo, 19 de setembro de 2010

Amizade!


Hoje resolvi escrever sobre algo tão importante quanto a família, a amizade. Como não sou muito boa em textos como os talentosos Andrei e Aline, vou expressar tudo o que gostaria de disser sobre a amizade, reunindo vários pensamentos de autores famosos. Espero que nessa interextualidade você entenda também como eu entendi o real valor de uma amiga (o).
A família é fundamental - mãe, pai, filho, filha, irmão, irmã, tio, tia, avô, avó - para nossa vida, mas reconheço e valor de uma amizade. Ter uma amiga(o) é ter um tesouro. Quando falo de amiga(o), não me refiro as pessoas que simplesmente convivem conosco, no trabalho, na faculdade, no dia a dia, falo de algo maior. No filme "Fried Green Tomatoes" - Tomates verdes e fritos,  a personagem Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) diz em uma de suas falas: "você  só me faz lembrar do que é realmente importante na vida: amigos, melhores amigos." Essa é uma das razões que me fizeram  assistir ao filme várias vezes. C. S. Lewis romancista britânico explicou como nasce a amizade, eis sua explicação: "a amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para a outra:  o quê? Você também? Eu achava que era a única!" não acho que tenha um conceito melhor para o nascimento da amizade, tem?
Enquanto escrevo, lembro-me das palavras que li do  ensaísta, filósofo e poeta Ralph Waldo Emerson que disse que uma das bençãos de se ter velhas(os) amigas(os) que com elas (es) podemos "nos dar o luxo de sermos idiotas (pagar mico)." Estar com uma amiga(o) é estar diante de alguém nos entende e nos aceita, da maneira como somos. Somente quem "provou"ou "sentiu" o valor de uma verdadeira amizade pode falar sobre o asunto, o grande romancista britânico, poeta, ensaísta e escritor viajante Robert Louis Stevenson, escreveu uma vez que somos todos viajantes no deserto do mundo, e a melhor coisa que encontramos em nossa viagens é uma amiga (o) honesta(o), leal. Eu, em minha viagem por esse deserto (viajo a mais ou menos 32 anos (minha idades- não conto para ninguém, somente para as (os) amigas (os))) encontrei várias pessoas que foram gentis, importantes, alumas dessas pessoas passaram pela minha infância, mas se foram, outras pelo meu trabalho, da minha vida escolar, mas também se foram. Mas, encontrei pessoas especiais e inesquecíveis que fizeram parte de minha infância e que ainda estão guardadas dentro da minha mémoria, do meu trabalho, da minha vida escolar e que estarão sempre comigo. Em um ponto dessa minha caminhada pelo deserto, parei e encontrei um oásis, um lugar para descansar, planejar o resto da viagem, e nesse lugar encontrei, novamente esse tipo de pessoas. O que quero dizer é que agora nesse exato momento de minha vida estou terminando minha faculdade (oásis), sei que terei caminhos a percorrer (planos), mas vou levar comigo o valor e o privilégio de ter encontrado amigas (os) que não me esquecerei...existe um provébio de autoria desconhecida que diz que "uma melhor amiga é uma irmã que o destino esqueceu de dar a você". É engraçado, porque esse mesmo destino também pode te dar muito mais do que uma amiga (o), ele te dá uma irmã de alma (soulsister). Sei que tenho que prosseguir na viagem e deixar esse oásis que me encontro agora, mas mesmo que eu deixe levarei em minha mente essas pessoas, e sempre estará em meu coração a minha irmã de alma. Minha esperança é que todos os viajantes desse grande deserto encontre esse tesouro.
Termino aqui com dois proverbios de autores desconhecidos que dizem:
"Aonde quer que você esteja são suas amigas(os) que fazem o seu mundo."
"O milagre da amizade é poder falar sem palavras...ouvir as necessidades não ditas, reconhecer sonhos secretos, compreeender as coisas silenciosas que somente os verdadeiros amigos sabem."
Uma homenagem a minha irmã de alma...my soulsister Ali!

For Aristotles a friend is: "A single soul dwelling in two bodies."
Para Aristoteles uma amiga(o): é uma única alma vivendo em dois corpo.
Bom final de domingo e um início de semana muito melhor!
Beijos
.