quinta-feira, 5 de julho de 2012

Saudades Tia Janete


Quase um ano do último texto escrito no blog, resolvi fazer uso dessa ferramenta para expressar alguns sentimentos que tem invadido meu coração nesses últimos meses.Desde o final do ano passado nossa família Cardoso foi uma guerreira na luta contra várias intempéries que procuraram de alguma forma nos desanimar, a vó Marta que no final do ano de 2011 foi diagnosticada com câncer, mas que pela graça de Deus conseguiu superar esse mal, e recentemente em meados de fevereiro desse ano, a tia Janete - nossa tia doida, que sempre alegrava a festa junto com a tia Fátima -  mostrou alguns problemas de saúde, o que resultou com um diagnóstico de um tumor no cérebro, assim mais uma vez a vida se apresentou  com seus obstáculos e suas lições, embora o momento fosse crítico, a cirurgia foi marcada e pela fé  da nossa família em Deus correu tudo bem, nossa tia passou bem na cirurgia e estava para iniciar o tratamento da quimioterapia. No dia 24 de julho a tia Janete esteve em nossa casa, conversamos, rimos, tomamos café, e assim passamos o domingo juntos - eu, minha mãe (irmã da tia Janete), minha irmã Iara, Tia Maria  (irmã da tia Janete), a vó Marta (mãe da tia Janete) e a prima Carla (filha da tia Janete). A última vez que vi a tia Janete viva e a ultima vez que eu ouvi a sua voz, foi na hora de se despedir quando ela disse "tchau". Porque depois disto a surpresa aconteceu, no dia 29, estava usando o facebook e de repente minha sis Iara disse que tinha uma noticia ruim, olhou para mim e disse "A tia Janete faleceu..." Sabe quando alguém te fala algo e você pensa que ela esta contando uma piada com a cara mais séria do mundo, então foi isso que eu imaginei, e eu ri, acreditem, ri porque achei que minha irmã estava 'tirando uma' comigo. Mas, eu pensei muito e cheguei a conclusão, não a Iara não faria isso! Será?. então perguntei "Tu tah bringando neh" ela disse com a voz triste que não, então se era verdade o que tinha acontecido. " Ela foi numa janta com o pessoal da igreja, o grupo de irmão e ao voltar se sentiu mal e depois disso chegou já sem vida no hospital, foi isso o tio Cema (irmão da tia Janete) me disse." Quando a Iara terminou de explicar tudo ficou escuro, meu DEUS, que brincadeira era essa, não podia ser verdade. Soubemos depois que foi problema no coração. 
No velório, familiares, vários amigos e  conhecidos estavam presentes, embora tia Janete estava passando por um problema de saúde nunca imaginaríamos que isso fosse acontecer.
Resolvi, e perguntei para alguns tios se alguém iria falar em nome da família, e prima Alessandra tinha preparado algo contando sobre a vida da tia Janete, como conheceu o tio Calinho, como ela sempre alegrava nossas festas, reuniões. Eu escrevi algumas palavras também, e enquanto escrevia, a citação de uma mini serie me veio a mente e realmente pude sentir na pele o que ela queria transmitir, então eu coloquei no meu pequeno texto e assim, com alma doendo, lagrimas nos olhos ao lado da prima Alessandra fizemos nossas homenagens a tia Janete em nome de toda a família Cardoso.
Ontem ao ler um post da prima Alessandra no facebook numa foto que eu postei da tia Janete, vi o quando a tia Janete ainda está viva dentro de nós, quando nos encontramos e falamos no nome dela sempre usamos o verbo no presente, porque para nós parece que ela vai estar junto com a familia a qualquer momento, parece que ouviremos sua voz, sua risada a qualquer hora. A prima Alessandra postou no face esse desabafo      "Tia querida,sinto muita saudade,tenho medo do natal, do verão ,  do carnaval...Sei que o coração vai apertar que a dor por falta será maior.Não consigo olhar sua foto sem chorar." 







Não sei como serão os encontro da família, mas com toda certeza tia Janete fará falta, embora acredito que apenas fisicamente ela se foi, pois estará sempre viva em nossas vidas. Mesmo assim a saudade é demais. aqui deixo um trecho do que eu li no dia do " teu velório tia linda", utilizando da citação que pode  expressar todo os sentimentos dos teus familiares, amigos e todos que estavam presentes

"Somos agradecidos pelo tempo que passamos  com você tia Janete, por tudo que compartilhamos, por cada chance que tivemos para crescer. Nós levaremos o melhor de você conosco, e seguiremos com o seu exemplo aonde que formos.Na vida tem coisas que não queremos que aconteça, mas temos que aceitar. Coisas que não queremos saber, mas temos que aprender. E pessoas que não podemos viver sem, mas temos que deixá-las partir - Você tia Janete" Saudades