segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MURALHAS DO BRASIL

É notório em nossos dias o crescimento da criminalidade por toda a parte desse imenso país: Brasil. Este crescimento desenfreado tem deixado a sociedade em pânico, o que vemos é: cidadãos presos em suas casas e bandidos sendo soltos por falta de espaço em presídio.

O mais preocupante de tudo isso, é que nossas crianças são alvos fáceis nas mãos de pessoas sem caráter, sem consciência de dignidade e moral. Assim é comum crianças serem instrumentos para os mais diversos crimes e crueldades: tráfico, prostituição, roubos, homicídios, etc.

Tomo aqui liberdade de usar as palavras de Joaquim Osório Duque Estrada para um profundo questionamento: tens tu Brasil (incluo aqui eu e você leitor) sido mãe gentil dos teus filhos? Ah! Infelizmente Jean-Paul Sartre já tinha a resposta para esta pergunta: “eu era criança, esse monstro que o adulto criou com suas próprias mágoas.”

Não quero aqui ser pessimista, mas se nossas crianças continuarem como “fantoches” nas mãos de bandidos, essa Terra grandiosa e feliz não terá filhos amados para erguê-la, poderosa e resplandecente. Embora nossa situação seja realmente preocupante temos por obrigação salvar nossas crianças, fazê-las sorrirem novamente, brincarem com seus amigos na rua, de pega-pega, e esconde-esconde. Soluções urgentes devem ser encontradas para tirarmos uma grande parte de nossas crianças do submundo do crime.

Me atrevo a dizer que essas soluções somente serão encontradas se a sociedade unida seguir os conselhos do grande e sábio escritor Olavo Bilac: “não temais ímpias falanges, que apresentam face hostil,” mas mostrais a todos que nossas crianças ainda são “muralhas do Brasil.”


Deixo hoje esse texto, um dos meus primeiros que escrevi no Curso de Letras para a disciplina Texto e Discurso. Espero que você goste, e, faça uma reflexão sobre o futuro de nossas crianças.
Beijo, s e tenham todos um bom início de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário